Unhas de gel: prós e contras, aplicação, cuidados e preço

Tire todas as suas dúvidas antes de ir à manicure!

As unhas de gel viraram febre nos últimos anos, especialmente entre as mulheres que desejavam ter suas unhas grandes, mas não conseguiam o resultado esperado naturalmente ou com outras técnicas.

Mais abaixo vamos falar sobre todos os prós e contras das unhas de gel, mas sem dúvida, uma grande vantagem delas é a duração, especialmente para quem tem algum evento programado (formatura, festa de 15 anos, casamento, etc), ou mesmo para rotinas mais corridas, já que as unhas mantém a aparência bonita e sem lascar.

Saiba tudo sobre a técnica queridinha das mulheres!

Unhas de gel

A aplicação das unhas de gel é feita com camadas de gel transparente em cima da sua própria unha. Após isso, são expostas sob a luz do LED, até que se “juntem” às camadas naturais. Depois é só dar a forma que você preferir; veja o passo a passo!

Aplicação passo a passo

Manicure Retirando Cutículas de Mulher

  • retirada de qualquer excesso de sujeira e esmalte;
  • remoção da oleosidade, normalmente com lixa manual ou elétrica;
  • limpeza com aplicação de álcool;
  • aplicação da Tips (acessório que funciona como unha postiça) com a cola;
  • corte e lixamento no formato e tamanho desejados;
  • aplicação das camadas de gel com pincel, preservando a cutícula (normalmente uma mais fina e uma mais generosa);
  • secamento na luz UV ou LED (dependendo da recomendação do fabricante);
  • acabamento de excessos de gel e correção de estruturação.

Confira na tabela abaixo os prós e contras das unhas de gel:

Prós Contras
Mais natural Mais caro
Duração Danos se usar com frequência
Flexibilidade Aplicação caseira difícil
Muito brilho Exposição à luz UV
Formato que você quiser
Maior duração do esmalte

Esteticamente, é considerado um dos melhores processos, por dar um ar mais natural, ser mais flexível, permitir que você escolha o formato e se manter com muito mais brilho.

E entre os menos atrativos, um dos destaques é o valor, que acaba sendo mais alto que outros procedimentos.

E ainda, alguns que não podem necessariamente ser considerados negativos, mas servem como pontos de atenção: se usadas com frequência e sem os devidos cuidados, as unhas de gel podem danificar as unhas naturais, especialmente no processo de remoção; tem uma aplicação caseira mais complexa (e não muito recomendada, justamente pelo risco de danificar); e a exposição à luz UV, que até hoje não foi provada que pode causar mal quando usada para secar o gel, mas já foi tratada com alerta devido ao risco de desenvolvimento de câncer.

Alguns especialistas reforçam que não existe todo esse perigo, devido ao pouco tempo e intensidade de exposição à luz, mas como cuidado, recomendam o uso de protetor solar um pouco antes de fazer a aplicação do gel.

Cuidados, manutenção e duração das unhas de gel

Certos cuidados são importantes após a aplicação de unhas de gel, aumentando tanto a duração, e colaborando para a manutenção.

Cuidados

  • evite forçá-las contra objetos, pois apesar de resistentes, podem quebrar com impacto;
  • a higienização também é muito importante! Tente evitar sujeiras acumuladas, especialmente quando elas estão mais próximas do período de manutenção, podendo descolar ou descascar uma parte ou outra.

Além dos cuidados com as unhas em gel em si, também é importante manter suas naturais bem cuidadas, para que os processos não prejudiquem a saúde e aparência delas. Em especial, hidrate-as bastante com vitamina C, óleos de coco e/ou abacate. Faça isso antes das visitas ao salão ou de uma nova aplicação de gel em casa.

Manutenção

A manutenção é feita de acordo com o prazo e aparência que as suas unhas de gel estão apresentando. Normalmente, se leva em conta de 2 a 3 semanas.

Na manutenção, se corrigem as imperfeições com uma nova camada de gel, repetindo o processo de aplicação.

Duração

A duração média das unhas de gel depende basicamente da qualidade da aplicação e dos cuidados que você toma quando está com elas. Mas no geral, costuma-se dizer que duram de 2 a 3 semanas (em média 15/20 dias).

Custo Unhas de Gel

E claro, respondendo a curiosidade que você deve ter depois de saber tudo sobre as unhas de gel. Podendo variar bastante de região para região, mas em média, o serviço é oferecido por R$70 a R$200. A manutenção é feita normalmente pela metade do valor de aplicação ou dependendo da quantidade de danos.

Já teve sua experiência com unhas de gel? O que achou?