Assine e não perca as atualizações... Inscreva-se
Bolos

Saudade do interior: testei bolo de fubá com erva doce da Dona Benta

Bolo fubá Dona Benta

Quando eu morava em Minas, em uma cidade bem do interior, minha família tinha o hábito de parar, normalmente aos domingos, pra colocar lenha no forno e fazer as famosas ‘quitandas’. Era incrível, tudo fresquinho e quentinho! Uma das receitas sempre era bolo de fubá, que eu sou apaixonada 💕.

Eu moro em SP há quase 7 anos, normalmente vou pra Minas uma vez ao ano, de férias, e meus pais e avó sempre fazem questão de fazer alguns quitutes. Mas como eu demoro a voltar, tenho que me resolver com as opções que São Paulo me oferece que, no caso, normalmente são industrializados -, alguns deles salvam a vida.

Então, vem conhecer comigo a mistura de fubá com erva doce da Dona Benta e descobrir se ela traz um pedacinho do interior pra cidade cinza.

Mistura para bolo fubá Dona Benta

O preparo da mistura é muito simples! Você vai precisar de:

  • 60g de margarina (3 colheres de sopa)
  • 150ml de leite
  • 3 ovos inteiros

Modo de preparo:

  • Misture o conteúdo do pacote com todos os ingredientes
  • Bata por cerca de 4 a 5 minutos na velocidade alta da batedeira (ou até a massa ficar homogênea)
  • Unte a forma com margarina (ou manteiga) e a enfarinhe
  • Preaqueça o forno por 10 minutos em uma temperatura de 180°C

Leve o bolo ao forno e deixe assar entre 30 a 40 minutos a 180°C. Para verificar o ponto espete um palito, que deve sair limpo e seco. Não abra o forno antes de 30 minutos.

O resultado final dá um bolo de tamanho médio, ele não cresce muito. Eu dividi em assadeiras diferentes, mas uma 20x30cm  seria suficiente.

A mistura em si tem um cheiro bem fraquinho. Mas sentir o cheiro de bolo de fubá assando pela casa foi realmente nostálgico!

Confira também: Mistura bolo Paçoca Dona Benta – uma das melhores que já preparei

E o resultado final foi bem positivo, o bolo é gostoso, apesar de obviamente não ter aquele super gosto de fubá moído na hora como era em Minas. O gostinho de erva doce é bem fraco, o que na minha opinião foi bom, porque não amo o tempero, acho legal só o toque sutil mesmo. Já o doce, achei na medida certa.

Ele é mais seco, ideal pra tomar com uma bebida quente. Eu preparei um cappuccino logo que tirei o bolo do forno, estava muito frio – 13 graus de máxima no dia -, foi tudo o que eu precisava pra aproveitar meu cobertor, meu livro e aquecer o estômago.

Bolo fubá Dona Benta Fabíula cobertor

Paguei R$4,99 na embalagem com 450g, compraria novamente, dá pra matar a saudade de casa.

Notas bolo Fubá Dona Benta

E você, já testou alguma mistura de bolo de fubá?

Escrito Por

Como boa mineira que sou, gosto de uma prosa, de doce de leite, queijo, pão de queijo e de falar várias palavras no diminutivo. Mas vivendo em São Paulo, também aderi ao "meu", à pressa da cidade grande, às idas infinitas aos shoppings e à pizza de sexta-feira à noite.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *