Pudim de queijo de liquidificador: fácil, prático e gostoso

Uma sobremesa para surpreender toda a família

Eu sou de uma família mineira, então imagina se o queijo não seria protagonista de várias receitas, desde as mais clássicas, tipo pão de queijo, às menos convencionais (pudim de queijo é uma delas).

​Uma curiosidade sobre a versátil especialidade mineira, é que além de gostoso, o queijo minas é um grande aliado da alimentação, rico em cálcio, proteínas, vitaminas A e dos complexos B e D.

Há alguns dias eu estava com saudade do pudim de queijo, mas a 1000 km de distância, só me restou pedir à minha mãe a receita e botar a mão na massa. Segundo a história dela, el​a aprendeu essa receita quando era criança, com 8 anos, e preparava praticamente todo domingo quando ia ‘brincar de casinha’ com suas amigas.

E o melhor, não precisa ser exper​t, é bem fácil de fazer.​ Confira o passo a passo!

Receita ​Pudim de Queijo ​prática e gostosa:

Pudim de Queijo de Liquidificador 02

Ingredientes Pudim

​​4 ovos
2 copos de leite (400ml)
1 copo de açúcar
1 quarto de queijo minas/ou 20 colheres de sopa de queijo ralado (aproximadamente 200g)
6 colheres rasas de trigo sem fermento​

Ingredientes Calda

2 copos de açúcar
1 copo de água

Modo de fazer:

  • Para a calda, ​leve​ os 2 copos de açúcar ao fogo até derreter, formando um caramelo. Após chegar nesse ponto, acrescente 1 copo de água e ​continue mexendo até que se dissolva. Reserve.​
  • Para a massa do Pudim, ​leve ao liquidificador ​os 4 ovos, o​s 2 copos de leite, o copo de açúcar, o​ queijo e as 6 colheres rasas de trigo comum.
  • ​Despeje uma quantidade da calda na forma de pudim para ‘untá-la’, ​após estar totalmente caramelizada, despeje a mistura do liquidificador; se não tiver forma para pudim, improvise um banho maria, escolhendo duas panelas que se encaixam uma na outra.
  • Cozinhe em banho maria em fogo baixo por aproximadamente por 35/40min. Não é no forno.
  • ​Conforme for cozinhando, de 10 em 10 minutos destampe com ​cuidado e acrescente um pouco do caramelo nas laterais em cima do pudim. Repita o processo até finalizar toda a calda que você preparou. Isso faz com que ele cozinhe junto, e que o pudim o absorva.
  • Retire do ​fogo, espere esfriar e desenforme.​

Tempo de preparo: 1h
Rendimento da receita: 8 a 10 porções
Custo: em média R$10,00

Uma sobremesa e tanto pra surpreender a família!

Se animou pra fazer? E se tiver sugestões, deixa aí nos comentários!