Pizzarias em São Paulo: muito queijo e muita história

Roteiro com pizzarias na cidade!

Segundo estudos divulgados em 2016 pela agência FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), há mais de 11 mil pizzarias em São Paulo, sendo a segunda cidade que mais consome pizza no mundo, atrás apenas de Nova York, nos Estados Unidos. Ainda segundo o estudo, aproximadamente 80% desses estabelecimentos queimam lenha, principalmente eucalipto, para produzir cerca de 1 milhão de pizzas por dia.

E por trás de todo esse volume e opções gastronômicas da iguaria, também há muita histórias, com casas que fazem parte da cultura da cidade. Abaixo você confere 7 pizzarias tradicionais de São Paulo!

Bráz Pizzaria

Bráz Pizzaria
(Instagram/Reprodução)

Com mais de 20 anos de história e o posto entre as 10 melhores pizzarias do mundo – em ranking dos jornais The Guardian e Corriere della Sera -, a Bráz é uma das mais tradicionais pizzarias de São Paulo.

Segundo o estabelecimento a receita de sucesso envolve um forno próprio, construído com materiais específicos que o aquecem a 450 graus, além do molho de tomate que vem do sul da Itália.

Endereços: veja aqui

1900 Pizzeria

1900 Pizzeria
(Instagram/Reprodução)

Fundada em 1983, a 1900 mantém a mesma receita do início (pizza massa média tradicional) e apenas algumas pizzas são alteradas no cardápio para renovação.

São mais de 40 sabores de pizza divididos em tradicionais, especiais e doces, com massas preparadas com processos de longa fermentação e ingredientes frescos.

Endereços: veja aqui

Cantina e Pizzaria Speranza

Cantina e Pizzaria Speranza
(Pizzaria Speranza/Reprodução)

A Cantina e Pizzaria Speranza, com mais de 60 anos de história contribui efetivamente com a gastronomia de São Paulo. No cardápio inicial enxuto estava o jeito napolitano de se fazer pizza e sabores que se tornaram verdadeiros clássicos: Pizza Margherita, Pizza Napolitana, Calzone (pizza fechada), entre outras.

Endereços: veja aqui

Primo Basílico Pizzaria

Primo Basílico Pizzaria
(Primo Basílico/Reprodução)

Quando inaugurou em 1991 com o conceito pizza-bar a Primo Basílico se estabeleceu na região do Jardim Paulistano com seu espírito moderno e despojado, arquitetura divertida, sendo o lugar ideal para comer uma boa pizza.

Com quase 30 anos de história, a Primo Basílico é referência de pizzaria em SP, servindo uma pizza de qualidade, com massa totalmente artesanal e bons ingredientes.

Endereço: veja aqui

Pizzaria Camelo

Pizzaria Camelo
(A Camelo/Reprodução)

Aberta em 1957, nos Jardins, a Camelo surgiu como uma casa de comida árabe. Porém, 6 anos depois, foi comprada pela família Nóbrega, que passou a servir pizzas à lenha e alguns pratos especiais.

Famosa por sua massa fina e pela variedade de sabores, que vão dos clássicos a originais, a Camelo se tornou uma das pizzarias mais tradicionais da cidade de São Paulo.

Endereços: veja aqui

Galpão da Pizza

Galpão da Pizza
(Galpão da Pizza/Reprodução)

Desde 1996, no número 1.156 da rua Doutor Augusto de Miranda, na Pompéia, está o Galpão da Pizza. No cardápio, pizzas assadas no forno à lenha tradicionais, napolitana e alguns preparos exclusivos podem ser encontrados, assim como pães frescos e recheados, e também saladas.

Endereço: veja aqui

Veridiana

Veridiana
(Veridiana Pizzaria/Reprodução)

A matriz da Pizzaria Veridiana, em Higienópolis, foi instalada no belo casarão restaurado de 1903, o qual já recebeu o título de “Salão de pizzaria mais transado do mundo” pela revista americana Condé Nast Traveler.

Com a ideia de unir a técnica vinda da Itália e o exigente paladar dos paulistanos, a pizzaria oferece muitos sabores da iguaria, além de outros petiscos para complementar o cardápio.

Endereços: veja aqui

Estas são algumas pizzarias da cidade que nunca para, que tem opções para todos os gostos, bolsos e idades!