Macarrão instantâneo (Miojo)

Miojo capa

Sou o tipo de pessoa que tem vontade de almoçar e jantar macarrão instantâneo, o famoso miojo; por gostar mesmo. Final de semana então, às vezes dá aquela preguiça de cozinhar e já viu, né?

Mas, como muitos sabem, aquele temperinho viciante e a própria massa têm uma quantidade muito alta de sal (todos choram :/).

Aliás, macarrão instantâneo é o alimento campeão na quantidade de sódio segundo a Anvisa. Outro ponto negativo é a quantidade de gordura presente na massa, por ela ser pré-cozida e depois frita – o que explica os 3 minutos para o preparo.

Pensando nisso no domingo – dia mundial da preguiça -, fui buscar alternativas para comer o macarrão sem necessariamente usar o tempero, que possui aproximadamente 60% da quantidade de sódio indicada na embalagem.

Não foi preciso muito tempo de pesquisa pra encontrar receitas. E, muitas delas, utilizando legumes, que é algo que eu amo.

Dá pra substituir até mesmo a massa, pois é possível encontrar opções tão finas quanto, porém bem mais saudáveis. Mas como primeiro teste, decidi usar a massa ‘original’ mesmo.

Peguei coisas que tinha na geladeira para o preparo

legumes-frescos

Cortei todos os ingredientes e reservei. A cebola dourei no azeite.

Legumes picados

Deixei o macarrão instantâneo cozinhando por 2 min e já estava no ponto, aí retirei a água com a ajuda de um escorredor de macarrão.

Depois, foi só acrescentar os ingredientes e voilá, prontinho:

Miojo pronto

A ideia foi colocar os ingredientes que mais gosto, pra não sentir falta do tempero. Gostei muito do resultado.

O tempo de preparo considerando a lavagem e corte dos ingredientes que selecionei e cozimento do macarrão foi de apenas 10 minutinhos. Ou seja, tempo não é desculpa para não tentar fazer um ‘miojo’ mais saudável.

Próxima vez que fizer, vou comprar macarrão convencional nº1, que tem a mesma espessura do miojo e vou testar também com molho de tomate.

E aí, faça com seus legumes e verduras prediletos e conta pra a gente o que achou 😉

Banner Facebook