Assine e não perca as atualizações... Inscreva-se
Arcade

Internet Arcade: relembrando jogos nostálgicos

Street Fighter II internet arcade

Já pensou poder jogar vários jogos nostálgicos de décadas passadas, jogos os quais crianças/adolescentes de hoje em dia sequer ouviram falar?

E quando veêm, surgem observações como: “cadê os gráficos?”, “sério que isso era divertido?”

Este projeto é dedicado a pessoas que nasceram há mais de duas décadas e que sabem apreciar a verdadeira arte.

Lançado pelo archive.org (Internet Archive), com o nome de Internet Arcade, traz games lançados entre os anos 70 e 90, os quais podem ser emulados no seu próprio navegador, e o melhor, totalmente grátis!

Alguns dos jogos são verdadeiros clássicos do DOS, SNES, Atari, entre outros consoles. São mais de 600 títulos.

Fica impossível falar sobre todos os jogos aqui, então vou citar alguns dos meus favoritos.

Street Fighter II

Street Fighter II internet arcade 2

Um dos jogos que ajudou a impulsionar as vendas do console SNES (famigerado Super Nintendo).

Aqui a porradaria rola solta, como o próprio nome diz: lutador de rua, na tradução literal. Nem precisa de apresentações. Jogue com Ken, Ryu, Blanka, Chun Li, entre outros.

Ano de lançamento: 1991

Prince of Persia

Prince of persia Internet arcade

Se trata do primeiro jogo da franquia. Lançado nos anos 90 para duas plataformas, Apple II e DOS. O sucesso foi tamanho, que o game foi convertido para outras várias plataformas, incluindo: NES, SNES, Game Boy e Mega Drive (Sega Genesis).

Basicamente é um jogo de quebra cabeças e armadilhas, onde você controla um “prisioneiro” que tenta escapar para salvar a princesa de um casamento forçado.

Ano de lançamento: 1990

Out Run

Out Run internet arcade

É o primeiro jogo da franquia, publicado pela Sega nos anos 80. Se trata de um game de corrida, vencedor de prêmios como: “O melhor Jogo de Arcade do Ano” e “O Melhor Jogo do Ano”.

Pilote um veículo em alta velocidade, ultrapassando os 290km/h para que seu tempo não esgote e você possa prosseguir no game.

Ano de lançamento: 1986

Commando

Commando internet arcade

É um jogo de guerra lançado pela Capcom nos anos 80, onde um único soldado das tropas aliadas deve adentrar as bases inimigas.

Você deve ter os dedos ágeis, pois aqui não há perdão. São dezenas de inimigos na tela de uma só vez; ao mesmo tempo que não pode tocá-los, deve evitar os tiros e granadas lançados contra seu personagem.

São 8 níveis com tiroteios intensos. Onde o único objetivo é destruir a base inimiga para resgatar prisioneiros importantes.

Ano de lançamento: 1985

Dicas e Considerações

A ideia aqui é ter uma espécie de biblioteca virtual de jogos Arcade na Web.

Você deve selecionar o game de seu interesse, dar play e esperar até que os dados do jogo sejam carregados no seu navegador.

Por ser executado remotamente, você não precisa de um computador potente para executar nenhum dos jogos, apenas de uma conexão razoável, para que os dados sejam baixados para o seu navegador.

O funcionamento dos games é parecido com Fliperamas onde você deve inserir “moedas” para jogar.

Um ponto negativo da biblioteca é que não pode ser utilizado joystick, apenas teclado. Outro ponto é que não há dicas das teclas que devem ser utilizadas para controlar o jogo. Então aqui vão algumas dicas das principais:

Insert Coin: inserir “moeda” para destravar o start (tecla ‘5’)
Play nos jogos: tecla ‘1’
Movimentação do personagem: teclas direcionais
Golpes: teclas Ctrl, Z, X e Espaço (ex.: Street Figther, Avengers)
Tiros: Ctrl (ex.: Commando)
Acelerar: Ctrl (ex.: Out Run)
Informações sobre controles: Tab

Sobre o áudio, os jogos utilizam 8 bits que é uma característica nostálgica, porém em 90% dos jogos que testei o áudio não funciona corretamente, em alguns sequer é carregado.

Pra quem gosta de jogos antigos, produzidos há mais de 20 anos, é uma opção incrível. Além de ser um ótimo passatempo e diversão garantida.

Diz aí se você tem algum jogo da década passada que era seu favorito!

Escrito Por

Irmão mais velho e mais alto também, com 1,85 de altura. No Testa pra Mim, sou quem faz tudo funcionar. Nas horas vagas, arrumo os pcs das tias, aprendo a fazer arroz e estudo coisas nerds.

2 Comments

  1. Tem muitos jogos bacanas, muito bom o site, o problema são os controles, que no caso de alguns jogos são difíceis de encontrar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *