Dicas para uma festa de 15 anos simples e econômica

Comemoração e economia juntas!

Festa de 15 Anos Simples

Está pensando em comemorar o seus quinze anos, mas precisa economizar em todos os itens possíveis? Nós temos diversas dicas de como fazer uma festa de 15 anos simples, onde você vai criar ou reaproveitar muitas coisas para montá-la.

E pode sim ter tema, decoração personalizada, bolo, vestido e deixar a sua cara sem gastar muito. Veja abaixo todas as dicas e arrase na comemoração!

Neste artigo você vai conferir os seguintes tópicos:

  1. Espaço festa de 15 anos
  2. Convidados festa de 15 anos
  3. Convite festa de 15 anos
  4. Tema e decoração simples
  5. Lembrancinhas simples
  6. Vestido festa de 15 anos
  7. Comidas e bebidas festa de 15 anos
  8. Bolo festa de 15 anos
  9. Atrações festa de 15 anos simples
  10. Fotos da festa de 15 anos

Tudo para uma festa de quinze anos simples

Você vai ver que de todos os passos envolvidos na festa de quinze anos, alguns são – totalmente – dispensáveis caso queira economizar, e outros cabem boas adaptações!

Espaço para a festa de 15 anos simples

Espaço para Festa de 15 Anos Simples
(Unsplash/Reprodução)

Fazer uma festa de 15 anos em um buffet ou salão pode ser uma vontade sua, mas se não couber no orçamento, comece a estudar possíveis espaços para fazer uma comemoração tão especial quanto, mas que se encaixe no que você consegue gastar.

As sugestões mais frequentes são: festa de 15 anos em casa ou alugar o salão do prédio (caso more em um condomínio). Já pensou também se tem um espaço legal na casa de alguma tia ou amigo? Ou ainda, procurar um local com um aluguel em conta, e colocar a mão na massa a fim de montar/decorar o espaço.

Convidados para a festa de 15 anos simples

Convidados para Festa de 15 Anos Simples
(Unsplash/Reprodução)

Se quer/precisa mesmo economizar, uma das decisões mais importantes é sobre a quantidade de convidados. A ideia de criar duas listas diferentes, uma com pessoas indispensáveis e outra com quem é “dispensável”, ajuda muito nesse tópico. A partir daí, chegue em um volume de pessoas que realmente faça sentido a presença.

Às vezes, pode surgir algum receio por criar desconfortos, mas a realidade é que nesse momento o que vale pensar é em você mesma, e não valorizar tanto a opinião alheia; afinal, é sua festa de 15 anos, e precisa estar com quem gosta; ou por motivos financeiros, com quem faz parte da sua vida e/ou história.

Convite para a festa de 15 anos simples

Convite para Festa de 15 Anos Simples
(Viviane Merlim/Reprodução)

Se fizer questão de ter um convite, mas não quer investir na criação e impressão profissional, veja tutoriais de como criar um você mesma, ou procure alguém da família/amigo que entenda um pouco de ferramentas gráficas e peça ajuda.

Também vale a dica de enviar um convite digital por e-mail, rede social, ou fazer o convite pessoalmente, boca a boca.

Tema e decoração para a festa de 15 anos simples

Decoração para Festa de 15 Anos Simples
(Homedit/Reprodução)

O que muda de fato o lugar que vai festejar, é a decoração, e é possível criar bastante coisas, deixando a sua cara.

Uma sugestão é alugar algumas peças-chave em lojas próprias de decoração: uma mesa, cortina, bandejas, etc. Mas também é possível usar o que você já tem. Dê uma boa analisada nos objetivos e móveis da sua casa e vá adaptando.

Para ter um foco, determine um tema que quer seguir na sua festa de 15 anos, mas lembre-se, não escolha algo tão difícil, assim não terá que comprar/alugar muitas coisas. Uma cor, um personagem, flores, são bons temas que vão exigir mais da criatividade do que de gastos em excesso.

Lembrancinhas para a festa de 15 anos simples

Lembrancinhas para Festa de Anos Simples
(Pixabay/Reprodução)

A lembrancinha é um item que pode ser retirado da lista, mas caso queira oferecer aos convidados, é possível de criá-las totalmente à mão, ou procurar opções que saia bem barato a unidade: caixinhas, pulseiras, toalha, sabonetes, esmaltes, etc..

Vestido para a festa de 15 anos simples

Vestido para Festa de 15 Anos Simples
(Unsplash/Reprodução)

A primeira dica é escolher apenas um vestido, já economizando por não ter a troca. É possível alugar, mandar confeccionar ou comprá-lo pronto em lojas especializadas.

Você consegue vestidos a partir de R$100 tranquilamente se pesquisar bem. Quem mora em São Paulo, por exemplo, vale uma visita à Rua José Paulino, lá tem bastante opções.

Comidas e bebidas para a festa de 15 anos simples

Comidas e Bebidas para Festa de 15 Anos Simples
(Pixabay/Reprodução)

Nessa parte, com o objetivo de seguir economizando, reúna toda a família a fim de ajudarem na preparação da festa de 15 anos. Defina um cardápio que será servido, e busque pessoas que tenham facilidade em preparar cada um dos pratos.

Para os salgadinhos e docinhos, se não conhecer ninguém que tem desenvoltura em fazê-los, a sugestão é que encomende, pois essa parte dá muito mais trabalho caso não tenha prática.

As bebidas também podem ser servidas por vocês mesmos: refrigerantes, sucos, água aromatizada, etc.

De toda forma, como vai estar economizando em outros itens, vale pensar em contratar um barman (profissional que trabalha servindo bebidas) para criar drinques diferenciados.

Inspirações de Comidas e Bebidas para Festa de 15 Anos Simples
(Reprodução)

Bolo para a festa de 15 anos simples

Bolo para Festa de 15 Anos Simples
(Unsplash/Reprodução)

Com certeza você conhece alguém que faz bolos para vender. Se não conhece, peça indicação. Escolha um bolo simples, mas ao mesmo tempo com personalidade (recheado, com cobertura) assim vai agradar a todos.

Também pode fazê-lo, mas caso queira se arriscar, a dica é testar um tempo antes, garantindo que vai acertar no seu bolo de 15 anos.

Atrações para a festa de 15 anos simples

Atrações para Festa de 15 Anos Simples
(Unsplash/Reprodução)

É preciso pensar em coisas de descontração da festa de 15 anos, como músicas, por exemplo. Pode ser apenas o som com uma playlist pré-selecionada, mas se conhecer alguém que canta ou toca, é legal incluir como atração da comemoração.

Fotos da festa de 15 anos simples

Fotógrafo para Festa de 15 Anos Simples
(Unsplash/Reprodução)

Por fim, como recordação, é importante ter um profissional de fotografia na festa de 15 anos.

Ainda que seja um amigo ou parente, pense em pessoas que tem um equipamento (câmeras, iluminação), e contrate o serviço.

Aproveite todas as dicas e capriche na sua festa de 15 anos simples, tornando-a mais especial possível!