Como fazer esfirra de carne e queijo

A receita 2 em 1 pra surpreender todo mundo

Receita de Esfirra

A esfirra é​ uma espécie de pequena torta assada​,​ uma tradicional receita árabe​, encontrada em ​diversos países do Oriente Médio, que faz muito sucesso também no Brasil​. Existem muitas receitas diferentes de esfirras​ e muitas possibilidade de recheios, entre os mais comuns: carne e queijo.

​Parece uma receita complicada, especialmente pela necessidade de se fazer massa e utilizar fermento, que é algo que muita gente acha mais difícil, mas é extremamente simples. É aquela receita legal de chamar várias pessoas da família ou amigos pra colocar a mão na massa (literalmente), e depois comer junto.

​Então, pra quem quiser fazer um dia árabe em casa, com direito a muita esfirra, é só conferir o passo a passo detalhado!​

Como fazer esfirra: carne e queijo

A quantidade de massa e recheio ​é suficiente pra fazer os dois tipos de esfirras, por isso, vou ensinar recheios de carne e queijo. Caso queira fazer somente um sabor, fica a seu critério. Mas eu recomendo fazer os dois, pra aproveitar ao máximo a experiência!

Ingredientes:

Massa

1kg de farinha de trigo
10g de fermento biológico seco
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa sal
300ml de leite
200ml de água
2 colheres de sopa de margarina
150ml de óleo de soja
fubá para polvilhar

Recheios

Carne

500g de carne moída (sugestão: patinho)
3 tomates médios picados
1 cebola grande picada
2 limões espremidos
sal e pimenta a gosto

Opcionais: salsinha e hortelã

Queijo

250g de queijo mussarela ralado
150g creme de leite
1 xícara de cebolinha picada
sal e salsinha a gosto

Modo de Preparo

Como fazer Massa de Esfirra:

A massa de esfirra é muito fácil de preparar.

  • ​Morne o leite (300ml) e a água (200ml) juntos​. Despeje o sachê de fermento biológico em uma tigela, e adicione o leite e água mornos. Tampe e deixe descansar por 10 minutos.
  • Após isso, acrescente o óleo (150ml), as duas colheres de sopa de margarina, a colher de sopa de açúcar e a colher de sal. Misture com ajuda de uma espátula.
  • Acrescente o trigo. Primeiro mexa com a espátula, depois sove bem com as mãos em uma superfície lisa, até obter uma massa homogênea.
  • Deixe a massa da esfirra na tigela coberta com papel filme ou com um pano por pelo menos 40min. Ela vai dobrar de tamanho.

Recheio para Esfirra de carne:

  • Leve os 500g de carne moída a um escorredor, acrescente 3 tomates picados, a cebola picada, o suco dos 2 limões espremidos e tempere com sal, cebolinha, salsinha e pimenta a gosto. Misture amassando bem.
  • Mantenha a carne no escorredor, assim ela perde líquido enquanto a massa da esfirra descansa.
  • Dica: se quiser testar o ponto do sal, faça um motinho de carne e coloque em uma frigideira untada para fritar.

Recheio para Esfirra de Queijo:

Leve os 250g de queijo mussarela ralado em um recipiente, acrescente os 150g de creme de leite, a xícara de cebolinha picada, salsinha e sal a gosto. Misture bem, até virar um creme de queijo e reserve na geladeira.

Montagem da Esfirra:

  • Após descansar, divida a massa em duas partes iguais e faça dois rolos grossos. Corte os discos com espessura de mais ou menos 2 centímetros e faça bolinhas.
  • Polvilhe fubá em cima delas, cubra-as e deixe descansar por mais 10min.
  • Utilizando os dedos, achate as bolinhas, fazendo laterais altas (como de uma esfirra tradicional). Pra ajudar a abrir, pode ir polvilhando fubá por cima.
  • Após aberto, coloque os recheios de carne e queijo alternadamente no disco. Para o de queijo, não coloque uma quantidade muito grande, pois ele pode derramar enquanto está assando.
  • Asse em forno pré-aquecido a 200º ou mais, por cerca de 10 a 15min. Para o meu forno, fui testando a temperatura, até chegar em uma que a esfirra ficasse assada (com uma leve cor dourada), mas que não chegasse a ficar dura. O ideal é que você coloque uma quantidade pequena e vá testando também.

Sirva sua esfirra de carne e sua esfirra de queijo ainda quentes com limão e molhos a gosto.

Custo da receita: aproximadamente R$40,00
Tempo de preparo: aproximadamente 1:30 hora
Rendimento: 40 esfirras

O resultado dessas esfirras caseiras é sensacional! A de queijo é minha preferida, fica um creme delicioso!

E aí, quando vai fazer aquela reunião e preparar a receita de esfirra?