Dia das Crianças 2019: homenagens e atividades para os pequenos

Tudo para fazê-las mais felizes!

Comemorado anualmente em diversos países, o Dia das Crianças celebra esta importante fase da vida, onde se pode brincar muito, aprender e criar todas as boas memórias que irá acompanhá-las para sempre. Confira diversas atividades e frases para homenageá-las no Dia das Crianças 2019!

Quando acontece o dia das crianças em 2019?

No Brasil, o Dia das Crianças é comemorado todos os anos no dia 12 de outubro. Em 2019, a comemoração da data cairá em um sábado. Confira os dias nos próximos anos:

  • Dia das Crianças 2020: segunda-feira, 12 de outubro
  • Dia das Crianças 2021: terça-feira, 12 de outubro
  • Dia das Crianças 2022: quarta-feira, 12 de outubro
  • Dia das Crianças 2023: quinta-feira, 12 de outubro

A seguir, você vai conferir os seguintes tipos de mensagens, frases e atividades para homenagear ou se divertir com uma criança:

  1. Mensagens Dia das Crianças
  2. Frases para o Dia das Crianças
  3. Atividades e brincadeiras para o Dia das Crianças

Mensagem Dia das Crianças 2019

Mensagem Dia das Crianças 2019

  1. Crianças, não há palavras para descrever o quando vocês são especiais. Aproveitem seu dia com muita diversão e alegria, pois essa é a melhor fase da vida.
  2. Crianças são o futuro, a esperança de um amanhã mais brilhante. Elas representam o que nunca devemos deixar de ser. Feliz Dia das Crianças!
  3. Que neste Dia das Crianças você assuma a promessa de que guiará seus filhos para se tornarem grandes seres humanos, mantendo sempre o espírito da infância dentro de seus corações.
  4. As crianças são o futuro, eduque-as corretamente e elas crescerão como pessoas bondosas e capazes.
  5. Infância é sobre inocência e brincadeira, onde até as coisas mais simples se tornam extremamente divertidas. Também é sobre alegria e liberdade, onde um pequeno cômodo de casa ou quintal se tornam palcos de grandes imaginações. Feliz Dia das Crianças!
  6. Ser criança é brincar até se cansar, se sujar sem medo, falar o que vem na mente sem se importar com o que vão pensar e fazer até dos momentos mais simples grandes aventuras.
  7. Criança é aquilo que nunca devemos deixar de ser independentemente da idade. Feliz Dia das Crianças!
  8. Há algumas coisas que dinheiro nenhum no mundo pode comprar; uma delas é a infância. Aproveite ao máximo o melhor momento de sua vida. Feliz Dia das Crianças!
  9. Que o Dia das Crianças não seja vivido apenas no 12 de outubro, mas sim em todos os dias.
  10. As crianças trazem ao mundo a mensagem de que Deus ainda não perdeu as esperanças na humanidade.
  11. Um feliz Dia das Crianças para todos os pequenos que tornam o mundo mais bonito com sua pureza e alegria.

Frases para o Dia das Crianças 2019

Frases para o Dia das Crianças 2019

  1. “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” Provérbios 22:6
  2. “A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes.” Oscar Wilde
  3. “As crianças têm mais necessidade de modelos do que de críticas.” Joseph Joubert
  4. “Toda criança é um artista. O problema é o como manter-se artista depois de crescido.” Pablo Picasso
  5. “Os jovens não só devem ser amados, mas devem saber que são amados. A primeira felicidade de um menino é saber-se amado” Dom Bosco
  6. “Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos.” Pitágoras

Atividades e Brincadeiras para o Dia das Crianças 2019

Atividades e Brincadeiras para o Dia das Crianças 2019
(Unsplash/Reprodução)

Tire as crianças um pouco do computador, do videogame ou do celular, e mostre a elas como é possível se divertir sem tecnologia usando coisas simples e brincadeiras “antigas” que provavelmente marcaram a infância dos adultos que com elas convivem.

(Fique sempre de olho enquanto os pequenos realizam essas brincadeiras para que elas não se machuquem.)

1. Piquenique

Leve as crianças a um parque, ao quintal ou algum cômodo de sua casa; estenda uma toalha de mesa no chão e sirva guloseimas para comer e se divertir com os pequenos.

2. Caça ao tesouro

Crie um “tesouro” com algum objeto de sua casa – ou então compre brinquedos simples, ou algo do tipo – e esconda em algum cômodo. Escreva algumas dicas e espalhe-as pela casa.

Coloque as crianças para procurar e deixe a imaginação delas aflorar enquanto tentam descobrir onde e o que é o tesouro escondido.

3. Arremesso de argolas

Pegue algumas garrafas pet vazias e as encha com algo – água ou areia, por exemplo – a fim de que fiquem mais firmes. Decore-as com cores diferentes usando fita adesiva colorida e marque quantos pontos vale cada cor.

Faça argolas de papelão – que sejam mais largas que os pets -, arrume as garrafas coloridas umas perto das outras e faça uma linha para que a criança fique atrás dela e lance as argolas com o objetivo de encaixá-las nas garrafas.

4. Cabra-cega

Vende os olhos de um dos participantes da brincadeira usando uma venda ou um pedaço de pano e coloque-o para adivinhar e agarrar os outros. Quando a pessoa que está vendada conseguir capturar alguém, ela poderá tirar a venda e quem foi capturado terá que colocá-la.

(Fique de olho nas as crianças que estão vendadas para evitar que elas batam a cabeça ou tropecem em algum local e se machuquem.)

5. Acampamento

Monte uma barraca comprada ou improvise uma – usando lençóis e cadeiras – no quintal de casa ou na própria sala e conte histórias para as crianças lá dentro.

6. Morto-vivo

Coloque um adulto como líder para dar as instruções e junte um grupo com, no mínimo, duas crianças para brincar de morto-vivo.

A brincadeira é muito simples e consiste em apenas duas coisas: quando o líder disser a palavra “morto”, todos devem se agachar, e quando ele disser “vivo”, todos devem se levantar imediatamente.

Vá aumentando a dificuldade aos poucos, falando mais rápido e repetindo a mesma ação, até que sobre apenas um participante.

7. Esconde-esconde

Escolha um dos participantes para contar em um canto de parede, uma árvore ou um poste, com os olhos fechados até certo número, por exemplo, até 30, enquanto os outros se escondem em uma área específica demarcada – por exemplo, só pode se esconder dentro de casa.

Depois da contagem, quem estava contando deve sair para procurar quem se escondeu, e quem está escondido deve tentar não ser visto. O primeiro encontrado se torna o próximo “perseguidor” após todos que estavam escondidos serem encontrados.

8. Pega-pega

Escolha uma criança para ser o “perseguidor/pegador” enquanto as outras serão os “fugitivos”. Se a criança que está perseguindo tocar outra, ela se torna um ‘‘fugitivo’’ enquanto quem foi tocado se torna o próximo ‘‘pegador’’.

9. Corrida de sacos

Consiga alguns sacos, crie um ponto de partida e uma linha de chegada, e coloque os pés das crianças dentro do saco, para que elas disputem uma corrida pulando. Quem chegar primeiro vence o desafio.

Outras atividades para realizar com as crianças no dia delas:

  • Andar de bicicleta
  • Brincar de jogo da velha
  • Brincar de pular amarelinha
  • Sair para comer algo
  • Preparar lanches e comidas (bolos, docinhos, pipoca, etc)
  • Teatro de bonecos
  • Desenhar e colorir
  • Brincar de massinha
  • Brincar com avião e barquinho de papel
  • Jogar damas e dominó
  • Pular corda

Qual sua atividade preferida para fazer com as crianças? Veja também inspirações para o Dia do Professor 2019.