Como preparar coxinha de frango com batata: crocante e suculenta | Receita mineira

Em Minas Gerais também se come coxinha, uai!

Coxinha de frango é uma receita tradicional na minha família. Tenho lembranças desde muito pequena da minha mãe (Madalena) preparando. Era a alegria da noite, pois ela passava uma parte do dia fazendo e só mais tarde fritava -, pensa na ansiedade pra hora passar logo e poder comer.

Eu normalmente aguentava umas duas, no máximo três, até porque a receita original da minha mãe leva batata em cubos no recheio, além do frango, então ela fica mais “cheinha”. Eu nunca encontrei aqui em SP uma cozinha que chegava perto da que ela preparava, então resolvi trazer a receita pra deixar aqui no site, aí quem vê-la, pode fazer e ter a sensação que eu tinha toda vez que era preparada na casa dos meus pais em Minas Gerais.

A receita: Coxinha de frango com batata em cubo a la Madalena

Ingredientes:

Para o recheio

  • 1.5kg de peito de frango
  • 1.5 litro de água
  • 1kg de batata
  • Folhas de cebolinha (quantidade a gosto)
  • Óleo, alho, sal, pimenta-do-reino e outros temperos a gosto

Para a massa

  • 1l do caldo do cozimento do frango
  • 1kg de farinha trigo tradicional

Para empanar

  • Farinha de milho

Para fritar

  • 1l de óleo

> Como preparar panquecas de maneira fácil: edição mistura CASINO
> Filé de frango crocante empanado com salgadinho Torcida

Modo de preparo:

Refogue o peito de frango com duas colheres de sopa de óleo, alho, sal e pimenta a gosto. Acrescente a água e deixe-o cozinhar por cerca de 20min.

Após cozido, desfie e reserve o caldo do cozimento.

Corte as batatas em cubos pequenos, refogue com 2 colheres de sopa de óleo e temperos de sua preferência, acrescente meia xícara de água e deixe cozinhar em fogo baixo, quase que apenas no vapor. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela. O ponto da batata é quando ela está macia, mas não derretendo. Após cozidas, desligue o fogo e acrescente a cebolinha picada.

Deixe as batatas cozidas esfriarem um pouco e acrescente o frango desfiado. Mexa devagar até que tudo esteja misturado.

Para a massa, utilize a medida de 1l do caldo do cozimento do frango. Experimente para saber se está bom de sal e coloque-o para ferver. Quando levantar fervura, vá acrescentando a farinha de trigo, mexendo sem parar. Utilize todo o trigo.

Retire da panela, coloque em uma superfície lisa e mexa com ajuda de uma espátula ou colher, enquanto a massa ainda está quente, para que todo o trigo seja incorporado.

Após amassada e fria, divida a massa ao meio e faça dois “rolinhos” de aproximadamente 6cm de altura. Corte individual de aproximadamente 2cm de largura. Rende aproximadamente 30 pedaços.

Motando as coxinhas

Com ajuda de um rolo e uma superfície, abra os pedaços individuais da massa até que fiquem bem finos, mas não a ponto de furar quando você estiver recheando. Coloque a massa aberta na palma da sua mão, adicione uma colher de sopa cheia do recheio de frango e batata e modele a coxinha juntando as pontas da massa. Retire o excesso delicadamente e pronto. Repita o processo, e o que sobrar de massa, junte para abrir e fazer mais coxinhas.

Empanando as coxinhas

O empanado que minha mãe faz não leva ovo, nem leite. É apenas farinha de milho peneirada. Basta passar as coxinhas na farinha e retirar o excesso.

Fritando as coxinhas

Para fritar, aqueça 1l de óleo em uma panela não muito rasa, espere aquecer um pouco – não demais, para não queimar as coxinhas por fora. Pode fritar de 4 a 5 coxinhas de uma vez dependendo do tamanho da sua panela.

Prontinho! Agora é só chamar a família e comer com o molho de sua preferência.

Se ainda ficou com alguma dúvida, confira o passo a passo em fotos na galeria abaixo:

Tempo de preparo: 2h 30min
Custo médio da receita: R$30
Rendimento: 35 coxinhas grandes

E aí, gostou da receita?