Como fazer pipoca: salgada e doce

Para o cinema em casa nunca mais ser o mesmo!

A pipoca é um petisco apreciado em todo o mundo, principalmente pela versatilidade, e por acompanhar momentos de descontração, como cinema, circo, parque e outros. Mas por mais que pareça simples, seguir algumas dicas de como fazer pipoca pode ajudar ainda mais para que o resultado seja o melhor possível.

No Brasil, ela é tradição em Festa Junina, por ser feita a partir de um dos principais ingredientes da comemoração: o milho. E tamanha a popularidade, a pipoca tem até mesmo o seu próprio dia, tanto no Brasil, quanto nos Estados Unidos; veja:

País Dia da Pipoca
Brasil 11 de março
Estados Unidos 19 de janeiro

Descubra alguns segredos de como fazer pipoca doce e salgada deliciosas! (+ uma receita extra de pipoca de Leite Ninho)

Como fazer Pipoca

As maneiras mais comuns de se fazer pipoca é na panela, no microondas ou na pipoqueira elétrica. Podendo usar os diversos tipos de óleo (soja, canola, girassol, etc) manteiga ou azeite.

Em ambas as receitas abaixo, eu utilizo óleo de soja e dá super certo. Mas dependendo da sua preferência, pode testar com outros tipos.

Também faço em uma panela normal, sem ser própria para pipoca. Claro que se você tiver uma, já facilita, mas é super possível fazer em um convencional!

Como fazer pipoca salgada

Como fazer Pipoca Salgada

Ingredientes

1/2 xícara de chá de milho p/ pipoca
50ml de óleo
sal e temperos a gosto

Modo de fazer

  • Em uma panela grande (que tenha tampa), coloque o óleo, deixe aquecer por uns 30 segundos em fogo médio e coloque o milho de pipoca. Um dos segredos aqui é a quantidade de óleo, que se mantém em todos os milhos, ajudando a não queimar, e a fazê-los estourar melhor;
  • Permaneça mexendo até que a primeira pipoca estoure;
  • Coloque a tampa mantendo uma pequena fresta para sair o vapor, em fogo médio para baixo, e observe os estouros. Quando começarem a ficar cada vez mais espaçados, é porque está quase pronto, aí pode desligar o fogo para não correr o risco de queimar o fundo;
  • Vire em um recipiente à parte e coloque sal e/ou temperos a gosto.

Como fazer pipoca doce

Como fazer Pipoca Doce

Ingredientes

1/2 xícara de chá de milho p/ pipoca
50ml de óleo
50ml de água
100g de açúcar cristal ou refinado

Modo de fazer

  • Em uma panela grande, coloque o óleo, a água, o açúcar e o milho de pipoca;
    Ligue o fogo e vá mexendo. No começo, você vai perceber que a “calda” está mais líquida, mas em poucos minutos, começa a encorpar;
  • Quando começar a estourar, coloque a tampa mantendo uma pequena fresta para sair o vapor, em fogo médio para baixo. Caso seja possível, com ajuda de uma luva ou pano, segure a panela tampada e após parte do milho estourar, dê uma leve sacudida, pois a pipoca doce é mais fácil de queimar o fundo, devido à calda de açúcar – tome cuidado com a calda quente;
  • Quando os estouros começarem a ficar espaçados, pode desligar o fogo;
  • Vire em um recipiente, espere esfriar um pouco e desgrude as pipocas umas das outras. O resultado é super crocante!

O rendimento das receitas é suficiente para 2 ou 3 pessoas. Caso queira fazer mais, basta aumentar as proporções de cada medida.

Como fazer pipoca de Leite Ninho

Como fazer Pipoca de Leite Ninho

Aproveitando a receita de como fazer pipoca doce, uma dica muito usada especialmente para crianças – mas que pode agradar a todo mundo -, é acrescentar leite em pó.

Prepare a pipoca doce normalmente, e assim que despejá-la no recipiente, coloque Leite Ninho e misture bem. A proporção você determina de acordo com o gosto, vá experimentando e sentindo se a quantidade já está suficiente para o seu paladar.

​Agora que você aprendeu a como fazer pipoca de 3 formas diferentes, que tal colocar as dicas em prática?