Como fazer ovo: 6 tipos de preparo

Tudo sobre o alimento e truques!

Como Fazer Ovo Cozido

Considerado um dos melhores alimentos do mundo, saber como fazer ovo pode além de salvar uma refeição, pela praticidade de preparo, trazer grandes benefícios à saúde de quem cria o hábito de consumi-lo.

O ovo possui diversos benefícios para o organismo, com vitaminas e minerais essenciais. É pouco calórico e dá sensação de saciedade. Ele é um aliado da dieta, músculos e cérebro. Existem algumas dúvidas a respeito do problema do colesterol relacionado ao ovo, mas até hoje, não houve nenhum estudo que conseguiu comprovar esta teoria. [Fonte: Boa Forma]

Diferença entre a cor dos ovos: a principal diferença entre um ovo branco e um amarelo é determinada pela raça da galinha. A composição pode variar também, porém, de acordo com a alimentação do animal.

Como saber se o ovo está bom para o consumo: ninguém quer ter uma surpresa ruim na hora de quebrá-lo ou descascá-lo, certo? Por isso, existe um teste muito simples, que é colocá-lo em um copo cheio d’água. Se ele boiar, é porque não está bom para consumo. Se estiver bom, ele fica no fundo do copo horizontalmente (deitado).

Então, vamos aprender a como fazer ovo de 6 maneiras diferentes?

Como fazer Ovo

Como fazer ovo cozido

Como Fazer Ovo Cozido

O preparo do ovo cozido envolve apenas um segredo: o tempo de cozimento.

Coloque o ovo em uma panela com cuidado e cubra com água (uns 3 ou 4cm acima). Leve para ferver e espere cozinhar de acordo com a sua preferência, considerando o tempo de cozimento abaixo, após a água ferver:

Gema quente: 3 minutos
Gema mole: 5 minutos
Gema dura: 8 minutos

Na hora de descascar, se fizer o ovo quente basta quebrar a parte superior da casca, fazendo uma espécie de furo e coma com ajuda de uma colher. Já o de gema mole ou dura, se ainda estiver muito quente, espere esfriar um pouco ou coloque dentro de um recipiente com água em temperatura ambiente por 1 minuto. Depois, bata um garfo ou faca em todo o ovo para quebrar bem a casca, vá retirando aos poucos e puxando uma película fina branca que fica abaixo da casca pra ajudar no processo.

Aí é só cortá-lo ao meio e temperar a gosto! Também pode aproveitá-lo em algum prato, tipo macarrão com ovo, por exemplo.

Como fazer ovo frito

Como Fazer Ovo Frito

Um modo de preparo menos saudável em relação ao cozido e mexido, mas que também é uma delícia!

A primeira dica ao fazer um ovo frito, é o uso de uma panela antiaderente. Isso faz toda a diferença, primeiro porque você pode utilizar muito menos manteiga ou azeite ou óleo no preparo, e segundo que influencia em você conseguir retirar ele inteiro, especialmente se quiser a gema mais mole.

Coloque a panela na chama média, acrescente meia colher de manteiga, deixe derreter e coloque o ovo. Quando a clara já estiver mais durinha, com aparência de cozida, significa que a gema também está boa, mas em ponto mole. Se quiser mais dura, precisa esperar, e ir conferindo se está no ponto desejado. Talvez seja necessário virá-lo, faça isso com ajuda de uma espátula, soltando primeiro as bordas e avançando com ela para o centro.

Ao fritar, pode substituir a manteiga por um fio de azeite ou óleo na panela, vai de gosto.

Como fazer ovo mexido

Como Fazer Ovo Mexido

O ovo mexido é aquele que não pode faltar em um café da manhã de hotel. E claro, também pode ser preparado para o seu café da manhã em casa. Assim como o ovo frito, a forma mais fácil de prepará-lo é em uma frigideira antiaderente, mas nada impede de ser feito em uma ‘comum’.

  • 3 ovos (rende uma porção média)
  • 1 colher de sopa de manteiga (pode ser substituída por azeite ou óleo)
  • sal (a gosto)

Quebre os ovos em uma tigela e mexa até misturá-los bem com um garfo. Derreta a manteiga na frigideira, após isso junte os ovos e vá mexendo. Após 1 minuto, já está cozido, porém mais mole. Se preferir mais duro, deixe mais um pouco. Vá experimentando até chegar no ponto de preferência. Coloque o sal a gosto e outros temperos que quiser.

Com bacon:

Para acrescentar bacon no seu ovo mexido, coloque fatias na frigideira, deixe dourar de um lado, vire e espere fritar do outro também. Uma dica legal, é que se fritar o bacon antes, pode até mesmo dispensar a manteiga ou azeite/óleo e fazer o ovo mexido na gordura do bacon. Se sobrar muita gordura na frigideira, meça uma colher de sopa e use no preparo.

Como fazer ovo poché

O ovo poché, parece um pouco mais difícil, mas é basicamente uma técnica, e seguindo os passos, dá tudo certo.

A primeira dica é a quantidade de água, que deve ser bastante, mesmo para um único ovo.

  • 1 ovo
  • em média 1,5 ou 2 litros
  • 1 colher de sopa de vinagre

Ferva a água em uma panela grande, após levantar fervura, acrescente uma colher de sopa de vinagre. Quebre o ovo em um recipiente à parte, e com a ajuda de uma garfo, movimente a água em círculos até fazer um redemoinho (Atenção, muito cuidado para não se queimar com a água quente). Imediatamente, jogue o ovo no redemoinho e deixe cozinha por cerca de 1 minuto (gema mais mole), ou 2 a 3 minutos (gema mais dura).

Retire o ovo com ajuda de uma escumadeira e tempere.

Como fazer farofa de ovo

Como Fazer Farofa de Ovo

Se você quiser uma farofa, como acompanhamento para uma carne, por exemplo, confira uma forma prática e deliciosa de como fazer farofa de ovo:

  • 10 cubinhos de bacon
  • 1/4 de cebola picada
  • 1/4 de pimentão picado
  • 3 ovos
  • 1 xícara de farinha de mandioca ou milho
  • tempere a gosto

Frite os cubos de bacon em uma frigideira. Quando estiverem crocantes, adicione a cebola e o pimentão e deixe dourar. Quebre os ovos e mexa até que fiquem com consistência de cozidos. Adicione a farinha e mexa até tudo estar envolvido. Coloque tempero a gosto.

O bacon pode ser substituído por manteiga, azeite ou óleo. O pimentão e cebola são opcionais, e pode usar ainda outros tipos de ingredientes: salsa, cebolinha, entre outros.

Como fazer ovo no microondas

Por fim, para quem deseja uma forma de preparo que não utilize o fogão, encontrei um vídeo no youtube que ensina um passo a passo como fazer ovo no microondas, confira!

Agora que você já sabe muitas formas de como fazer ovo, que tal colocar as dicas em prática?