Como fazer Ovo de Páscoa: chocolates, passo a passo, formas, embalagens e mais

Pra quem quer gastar pouco ou botar a mão na massa

Seja pra presentear ou pra gerar uma renda extra (ou como única fonte de renda), a Páscoa é um prato cheio pra fazer criações, e uma das principais procuras de muita gente é pra saber como fazer ovo de páscoa.

Além de ser muito legal dar um presente super personalizado, dá pra fazer uma bela economia ao criar os seus próprios ovos de chocolate.

Ou claro, ter um ganho extra, com chocolates personalizados, ovos recheados, cestas de páscoa e por aí vai.

Confira o passo a passo completo e muitas dicas de como fazer Ovo de Páscoa!

Ovo de Páscoa, como fazer?

Tipos de chocolate

  1. Chocolate amargo: chocolate feito com os grãos de cacau torrados sem adição de leite. Possui em média 50 a 75% de cacau na composição;
  2. Meio amargo: também produzido sem leite, e possui de 35 a 50% de cacau;
  3. Ao leite: preparado com cacau (30 a 40%) e açúcar. O chocolate ao leite é uma receita com maior teor de gordura e açúcar, necessários para dar seu sabor e características visuais (coloração mais clara e textura cremosa).
  4. Branco: 0% ter de cacau na sua composição, apenas manteiga do cacau, leite e açúcar.
  5. Blend: chocolate ao leite misturado ao chocolate meio amargo. Normalmente, 20% meio amargo e 80% ao leite.

Nobre (Puro), Fracionado ou Hidrogenado?

Esses 3 principais tipos de chocolates do mercado tem diferenças tanto no sabor e na qualidade, quanto no preço.

Nobre: de acordo com as leis brasileiras, é considerado chocolate o que tem, no mínimo, 25% de cacau. Esse é o tipo mais saboroso de chocolate e o mais indicado por quem deseja fazer ovos de páscoa; porém exige um pouco mais de técnica ao ser usado, como de temperagem, por exemplo.

Fracionado: esse chocolate possui adição de gordura vegetal, e o gosto é bem inferior ao chocolate puro.

Hidrogenado: a começar que nem pode ser chamado chocolate e sim cobertura hidrogenada, é considerado o pior tipo em relação a qualidade e sabor. É mais barato entre todos e tem grande quantidade de gordura, normalmente a de soja.

Leia os rótulos! Lá, tem todas as informações que você precisa, ingredientes, quantidade de cacau, e se ele necessita de temperagem ou não. Se precisar, costuma ter até mesmo as instruções.

Derretendo o chocolate

Como regra básica de como fazer ovo de páscoa, na parte de derreter o chocolate, nunca derreta diretamente na chama do fogão, pois é bem fácil de queimá-lo. Se for utilizar o microondas, vá ajustando o tempo, sendo ideal não ultrapassar o 30 segundos a cada vez que colocá-lo.

Temperatura: tanto para o derretimento, quanto temperagem, você vai precisar de um termômetro culinário se quiser realmente seguir à risca o processo, pois existe uma temperatura ideal. Derreta o chocolate no mínimo a 40º C e no máximo a 50º C.

Derreter no fogão: pique o chocolate em pedaços médios, idealmente do mesmo tamanho, e coloque em uma panela em banho-maria. Ligue o fogo, e assim que a água começar a borbulhar desligue e continue mexendo e medindo a temperatura até chegar a ideal. Caso não tenha uma panela própria para banho-maria, confira um jeito simples de improvisar:

Derreter no micro-ondas: pique o chocolate em pedaços médios, idealmente do mesmo tamanho, não deixando alguns muito pequenos no meio, coloque em um recipiente próprio de micro-ondas e programe de 30 segundos em potência média. Retire a tigela do micro-ondas e mexa o chocolate com uma colher. O chocolate pode parecer que não está derretendo, mas você sempre deve mexer no processo antes de colocá-lo novamente no microondas. Continue programando de 30 em 30 segundos, e toda vez que retirar, meça a temperatura para saber se chegou a ideal.

Temperando o chocolate

Esta etapa de como fazer ovo de Páscoa é que a você deve seguir com mais cuidado, garantindo especialmente um resultado mais bonito, liso e com brilho.

Importante: use o termômetro culinário

Temperaturas:

Derreter o chocolate no mínimo a 40º C e no máximo a 50º C
Temperar o chocolate a 27 a 28º C

Se usar tipo Fracionado, não precisa de temperagem.

Para ter a informação exata de derretimento e temperagem, verifique a tabela que vem na embalagem. As temperaturas podem variar de acordo com o tipo e marca do chocolate.

Temperagem por Choque Térmico: coloque o recipiente com o chocolate em um refratário com água. Basta mexer todo o tempo, medindo a temperatura até que chegue entre 27 a 28º C. Cuidado: não deixe cair água no chocolate!

Também é possível fazer temperagem por Adição (acrescentando pedaços de chocolate ao chocolate derretido) e no Mármore (resfriando na pedra), mas são mais difíceis, então opte pela mais fácil que é a que expliquei acima.

O que pode dar errado na temperagem:

  • Aquecer demais: o chocolate fica arenoso e manchado
  • Sugar Bloom: se deixar cair água ou ficar na geladeira por muito tempo, podem aparecer manchas.

Moldando o chocolate

Moldar o chocolate

Primeira camada: com ajuda de uma concha, coloque uma quantidade pequena de chocolate, suficiente para cobrir a superfície da sua forma de ovo de páscoa. Gire a forma fazendo movimentos circulares, assim o chocolate se espalha por igual. Leve à geladeira por 2 ou 3 minutos, até secar o chocolate.

Segunda camada: outra porção de chocolate, gire a forma e leve novamente à geladeira para formar uma segunda camada.

A espessura final vai depender da que você quer dar ao seu ovo de páscoa. O ideal é que faço no mínimo 3 camadas, e na última, espalhe um pouco mais de chocolate nas bordas da forma. Retire os excessos e leve à geladeira com a forma virada para baixo sobre um papel-alumínio, de 15 a 20 minutos.

Desenformando o ovo

Veja se a sua forma está levemente esbranquiçada, sem brilho. Caso sim, retire o ovo da geladeira e desenforme sobre uma superfície plana e seca. O ovo se solta com facilidade! Cuidado: se for retirado sem estar totalmente seco, o ovo pode se quebrar.

Materiais para fazer Ovo de Páscoa

​Formas Ovos de Páscoa

Até mesmo na internet, é possível encontrar formas para fazer ovo de páscoa, com preços a partir de R$2,00. As mais comuns são de Acetato ou Acetato com Silicone. Confira alguns modelos:

Como Fazer Ovo de Páscoa Formas
(Mercado Livre/Loja Santo Antonio/Reprodução)

Embalagens Ovos de Páscoa

Se quiser deixar o ovo de Páscoa ainda mais personalizado, seja pra vender ou pra presentear, também é possível encontrar muitos tipos de embalagens. Vão desde a plásticas e metalizadas à caixas:

Como Fazer Ovo de Páscoa Embalagens
(Loja Santo Antonio/Reprodução)

Marcas de chocolates

O chocolate que você utilizar vai depender muito do quanto está disposto a gastar e do tipo de paladar. Abaixo, listei algumas marcas que são bastante comentadas no mundo da confeitaria:

  • Callebaut
  • SICAO
  • Mavalário
  • Harald
  • Nestlé (barras próprias para culinária)
  • Arcor (barras próprias para culinária)

Materiais Extras

Termômetro (em média R$10)
Papel alumínio para enrolar o ovo

Como fazer Ovo de Páscoa de Colher

Como Fazer Ovo de Páscoa Recheado
(Reprodução)

Após ter sua casca do ovo pronta, você pode recheá-lo de diversas maneiras: brigadeiro, bombons, trufas, biscoitos, doce de leite​ e etc​. Temos diversas dicas de como rechear​ ​ovos de páscoa​!​

Agora que você já saber como fazer Ovo de Páscoa, que tal colocar a mão na massa e começar a criar o seu?