Como fazer guacamole: receita fácil com 4 ingredientes

Sinta-se no México em passos simples!

Há algumas variações de como fazer guacamole, mas a iguaria típica da culinária do México, é feita tradicionalmente com abacate, acompanhada com pico-de-galo (salada feita com pedacinhos de tomate, misturada com cebola, cebolinha e folhas de coentro) e nata azeda (nata ou creme de leite).

É uma receita super versátil, excelente para comer com nachos ou tortillas, mas combina ainda com sanduíches, ovo, saladas, carnes, peixes, frango, tapioca, entre outros.

Uma curiosidade que vale se atentar sobre como fazer guacamole é o tipo de abacate. Há afirmações que dizem que a iguaria feita com avocado, uma variedade do abacate originária do México, com a casca grossa, é melhor do que um guacamole feito com abacate ‘convencional’. Mas claro, se não tiver o avocado, vai o tradicional mesmo que, inclusive, é com ele que vou ensinar a receita de hoje!

Como fazer Guacamole

Ingredientes

meio abacate grande
suco de meio limão médio
1/4 de cebola média (normal ou roxa)
1 tomate médio
sal a gosto
Opcionais: salsa, chilli, coentro

Modo de fazer

  • Comece cortando a cebola em pequenos cubos e depois o tomate. O tamanho do corte pode ser do seu gosto, eu prefiro a cebola um pouco menor.
  • Divida o abacate ao meio e retire a semente. Caso não vá consumir a outra metade imediatamente, guarde-a com a semente dentro, isso ajuda a conservar a fruta.
  • Com ajuda de uma colher, retire toda a poupa do abacate. Não desperdice, pode cavar bem até a casca.
  • Coloque no recipiente que você já vai preparar o guacamole, amasse com um garfo para formar uma espécie de purê.
  • Acrescente a cebola e o tomate picados à mistura, e logo após esprema o limão no meio. Mexa bem para incorporar tudo. Experimente e finalize com o sal que achar necessário.
  • Se desejar, acrescente mais temperos como salsa, coentro, pimenta, etc.

Com o seu guacamole pronto, sirva com tortillas, torradas ou use em receitas! Ou monte tacos mexicanos, como ensina o passo a passo do vídeo abaixo:

Agora que você já sabe como fazer guacamole, que tal colocar as dicas em prática?