Como fazer arroz doce: passo a passo simples

Um doce delicioso em 30 minutos de preparo!

Como Fazer Arroz Doce

Existem 3 ingredientes base para o passo a passo de como fazer Arroz Doce. O principal deles é um dos alimentos mais versáteis na cozinha, o arroz, que vai da receita mais tradicional, à maneiras mais elaboradas.

O arroz doce tem origem na Ásia. No Brasil, foi trazido na época da colonização portuguesa. Após alguns anos passou, inclusive, a ser tradição entre as comidas de festa junina, adquirindo ainda outras variações, como o uso do leite condensado, por exemplo.

Veja como fazer arroz doce simples e delicioso com poucos ingredientes!

Como fazer Arroz Doce

Ingredientes

1 xícara (chá) de arroz
500ml de leite
2 xícaras (chá) de açúcar
1 pitada de sal

Opcionais: canela e cravo

Modo de fazer

  • Coloque o arroz, o leite, o açúcar e a pitada de sal em uma panela, preferencialmente grande para não correr o risco de derramar. Mexa um pouco e, se gostar, coloque para cozinhar junto 3 paus de canela e 6 cravos da Índia;
  • Leve em fogo baixo e deixe cozinhar em média 30 minutos – mexendo às vezes a fim de não grudar no fundo. Experimente quando tiver aproximadamente 15 minutos de cozimento para ver se o doce é suficiente e, caso ache necessário, pode acrescentar mais açúcar;
  • Após cozido, sirva quente ou gelado com canela em pó a gosto.

Dica: no dia seguinte ele fica mais cremoso!

E assim como as receitas de como fazer arroz, aquele perfeito pra acompanhar o feijão, o arroz doce também tem diversas variações, uma delas é a caramelada. No vídeo abaixo tem um passo a passo simples de como fazer; veja:

Agora que você aprendeu duas formas de como fazer arroz doce, que tal colocar as dicas em prática?