Assine e não perca as atualizações... Inscreva-se
Guia de compras online

Como comprar online! Guia Testa pra Mim Edição 2: GearBest

Guia de compra online GearBest

Começamos aqui no blog uma edição de dicas para comprar online, a ideia é sempre dividir por sites, porque cada um sempre tem suas particularidades.

E já que na Edição 1 a Fabíula contou de um site nacional, agora vou falar sobre um de fora.

E aproveitei o contexto de buscas no Google, já que um dos principais resultados quando se pesquisa GearBest é justamente se “é confiável?”.

O GearBest é um site chinês que atua no ramo de eletrônicos (acessórios, periféricos, smartphones, etc.), o catálogo deles tem uma infinidade de produtos.

Então vamos começar, porque tem bastante detalhes pra contar!

1 – Ler o anúncio

É sempre bom relembrar. Tudo o que você precisa saber sobre o produto está na página dele, então pra não se arrepender no pós compra, leia, leia, leia…

Até o momento a interface do site é totalmente em inglês, eles oferecem o Google Tradutor na aba superior como opção para tradução – É arcaico, mas ainda assim vai te ajudar a entender ao menos as informações principais.

A informação de preço você consegue ver já convertido para a moeda local, basta fazer a alteração no topo do site.

Mudando localização GearBest

2 – Avaliações de clientes

Avalição de clientes GearBest
(Imagem/Reprodução) o produto em questão teve 183 avaliações de clientes do site

Confira também: Como comprar online! Guia Testa pra Mim Edição 1 – Mercado Livre

Assim como no Mercado Livre, na GearBest você também pode avaliar sua compra, deixando de 0 a 5 estrelas para o produto ou postar um comentário e fotos, para que outras pessoas vejam se não é apenas uma “imagem meramente ilustrativa”. E pode usar igualmente as avaliações dos outros a seu favor.

Estrelas clientes GearBest
Fotos reais do produto GearBest

3 – Fazer perguntas

Parece estranho, né? Eu não sei chinês, você sabe? Mas como a lingua universal é o inglês você pode fazer perguntas nesse idioma – E se não sabe a língua, use a mesma dica do tópico “Ler o anúncio”, peça ajuda ao Google Tradutor!

4 – Frete

Aqui chegamos a um ponto bastante delicado. O prazo de entrega estimado para o Brasil fica entre 15 e 40 dias úteis (FREE SHIPPING).

Confira as opções:

Unregistered Air Mail & Registered Air Mail – grátis – entre 10 e 40 dias úteis (varia de acordo com o país).
Priority Line – pago – entre 5 e 25 dias (varia de acordo com o país).
Expedited Shipping – pago – entre 3 e 7 dias (em alguns casos +caro que o valor do produto).

Frete GearBest para o Brasil
(Imagem/Reprodução) o produto em questão custa $2,89, o frete pode chegar até a $28,96

*A maioria dos produtos possui frete grátis e nem todos os produtos do site têm as 3 opções de frete.

Como o código de rastreamento da China é diferente do Brasil, não é possível fazer o rastreio através dos Correios. Para compras inferiores a $40 (dólares) você deverá pagar uma taxa de $1,99 (dólares) a uma empresa que fará o envio, para que você receba o código de rastreamento que poderá ser utilizado no site da mesma.

Tabela com as principais empresas:
Tabela de envio EBANX GearBest
(Imagem/Reprodução) compras acima de $40 (dólares) recebem gratuitamente o código para o rastreio

Quando o produto chega ao Brasil, ele vai pra unidade de tratamento internacional > logo após para alfândega > só a partir daí você saberá se o seu produto será taxado ou não – esse é o principal motivo pelo qual não se tem uma maior precisão da data de recebimento do que foi comprado.

Fica aqui o mito que se comprar até $50 (dólares) você não será taxado. A verdade é que alguns passam, outros não. Caso seja taxado, será cobrada uma taxa de 60% do valor do produto + frete e, também uma taxa fixa dos Correios que é de R$12,00.

5 – Compra segura e formas de pagamento

Essa parte é bem legal! Na GearBest sua compra também é segura. Todos os produtos que você compra têm essa garantia.

Caso seu produto chegue danificado, você tem até 3 dias após a data de recebimento pra solicitar o reembolso através de formulário.

A troca pode ser feita até 45 dias após data da recepção da compra. Você também pode ser reembolsado (em alguns casos).

Alguns detalhes: até 1 ano de garantia, salvo quando a página do produto especifica o contrário. Não cobre defeitos por mal uso. Você deverá arcar com as taxas de envio, e eles com as taxas de retorno.

As principais formas de pagamento aceitas são: cartões de crédito nacional/internacional em até 6X sem juros (Visa, Mastercard, American Express…), Paypal e boleto bancário (serviço oferecido pelo EBANX no Brasil).

6 – Experiência de compra

Todo o texto foi montado com base na opinião de outras pessoas que compraram no site. A Fabíula também fez uma no ano passado (que inclusive foi taxada). Era um carregador portátil da Xiaomi, que levou 40 dias para chegar, e segundo ela, mesmo com a demora e sendo taxada, valeu bastante a pena. Tem video no nosso canal do Youtube caso você queira conferir a qualidade dele. (A parte triste é que agora o site não envia carregadores mais para o Brasil por política das transportadoras).

6.1 – Mais

  • Um ponto ruim da Gearbest é que eles não vendem nenhum produto de marcas famosas, como: Apple, Samsung, etc. Quando você pesquisa algum termo relacionado aos citados acima, aparece uma lista de produtos similares, ou acessórios para dispositivos das marcas. Apesar disso, vale a pena dar uma procurada, porque muitos produtos no site conseguem sair mais baratos que o próprio gigante AliExpress, além de eu considerar o Gearbest uma melhor experiência de navegação e compra.
  • Atualmente ao criar sua conta, você ganha 50 créditos ($1 dólar ou R$3,16). E se você quiser procurar algum cupom de desconto quando tiver interesse em algum produto, sempre é válido. Eu costumo buscar no Meliuz.
  • O site costuma fazer diversas campanhas com YouTubers brasileiros, prova de que eles veem potencial no nosso mercado.

Bom, é isso! Depois dessa lista gigante e cheia de detalhes, espero ter ajudado.

E se ainda tem dúvidas se a Gearbest é confiável, deixe um comentário! Ou aproveita pra contar sua experiência com o site de compras!

Escrito Por

Irmão mais velho e mais alto também, com 1,85 de altura. No Testa pra Mim, sou quem faz tudo funcionar. Nas horas vagas, arrumo os pcs das tias, aprendo a fazer arroz e estudo coisas nerds.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *