Assine e não perca as atualizações... Inscreva-se
Guia de compras online

Como comprar online! Guia Testa pra Mim Edição 1: Mercado Livre

Guia de Compra Online edição 1 Mercado Livre

Comprar online ainda é um tabu pra boa parte das pessoas. Mesmo vivendo conectados, nesse mundo onde o smartphone, tablet, computador e todas as possibilidades viraram nossos melhores amigos, companheiros inseparáveis, o consumo virtual ainda gera inseguranças.

Pensando nisso, decidi fazer aqui no TPM uma espécie de guia de compras online, separado por sites, tantos os mais conhecidos, quanto os que eu tive a oportunidade de descobrir.

Obviamente não me sinto nenhuma especialista no assunto, mas confesso que depois de tantas compritchas aí pelo mundo online, posso dar boas dicas de amiga pra você não passar apuros e ser feliz desde a escolha do produto a receber a encomenda aí no conforto da sua casa.

O Ébert também conhece e tem experiência com vários, então estamos animados pra nos revezarmos e dividirmos isso por aqui!

Bom, escolhi o Mercado Livre pra começar o guia, porque já comprei muita coisa por lá, e como é possível encontrar praticamente qualquer tipo de produto no site e muita gente ainda tem medo, achei perfeito pra dar o pontapé inicial.

Se prepare, serão muitas informações, mas depois delas, não tem mais erro!

A pergunta que mais já ouvi e que já fiz a mim mesma há tempos atrás: “É seguro comprar no Mercado Livre?”

No fim desse guia, você terá a resposta 😉

Para começar, diferentemente de muitos e-commerces/lojas virtuais “comuns”, o Mercado Livre se diferencia principalmente por ser uma espécie de shopping virtual, onde pessoas jurídicas (empresas) ou físicas podem colocar produtos à venda.

Na prática, isso significa que o Mercado Livre nada mais é do que uma plataforma que cede espaço para que vendedores e compradores se encontrem e façam negócios.

Vou dividir o guia em tópicos pra ficar mais fácil!

Pesquise antes

Um lado muito bom do Mercado Livre é que como existem muitos anúncios de lojas/vendedores, é possível encontrar excelentes ofertas.

Contudo, isso também pode representar um problema, então vale atenção redobrada. Antes de qualquer coisa, faça uma busca no Google, por exemplo, do produto que você quer, veja a média de valores praticados nele, faça isso especialmente se for um produto de valor mais alto, tipo eletrônicos.

Sempre desconfie de ofertas milagrosas! Caso esteja tudo ok e a oferta for realmente boa, vamos para o próximo passo.

Guia de Compras Mercado Livre
página inicial do site e página de resultados de busca

1 – Leia o anúncio

Sim, sei que muita gente tem preguiça de ler todas as informações, mas só assim você vai saber se o produto é novo ou usado, se é a pronta entrega, se tem exatamente os detalhes ou especificações técnicas que você busca.

Na descrição também é possível ver mais fotos do produto, além das que ficam na “capa” do anúncio.

2 – Opinião de outros compradores

Eu considero essa uma das maiores vantagens do Mercado Livre. Na mesma página do anúncio, você pode ver a opinião de quem já comprou o produto e quis contar a experiência.

Isso é excelente, pois nos ajuda a tomar uma decisão mais assertiva. Outra coisa que faço muito é ver o campo de perguntas, pois muitas vezes já consigo sanar dúvidas apenas lendo quando alguém já fez uma pergunta que eu também faria.

3 – Faça perguntas

Ainda tem dúvidas? Então pergunte! Tanto para o vendedor quanto para você, esse passo é extremamente importante, assim garante uma negociação tranquila pra ambos.

4 – Reputação do vendedor

Todos os compradores do Mercado Livre podem qualificar os vendedores depois de concretizar uma compra e, justamente essas qualificações, constroem a reputação de cada vendedor do site. Essa informação é apresentada logo abaixo das imagens do produto.

Basicamente, o recomendado é que você compre de vendedores que tenham uma boa porcentagem de recomendação e o “termômetro” esteja no verde, isso indica o comprometimento que o vendedor tem com o site e com os clientes.

5 – Frete e Localização

Muitas pessoas não gostam da experiência de comprar online quando o assunto é frete. Confesso que de fato não é tão legal, mas convenhamos, esse valor tem que sair do bolso de alguém e se não está embutido no valor do produto, acaba ficando pro consumidor a tarefa de pagá-lo.

Aqui entra a questão de valor, veja se custo do produto + frete estão compensando, caso sim, não se importe tanto com este fator. Em quase todas as compras que já fiz no Mercado Livre, eu paguei o frete, porém valeu a pena, pois os produtos estavam bem dentro do que esperava pagar (ou mais baratos).

E como expliquei lá em cima sobre o Mercado Livre “ceder” o espaço pra vendedores, você pode literalmente comprar de lojas/pessoas do Brasil inteiro, então caso esteja precisando logo do produto, logo acima da reputação você pode conferir a localização do vendedor, isso pode inclusive influenciar no valor do frete, por exemplo.

Caso o produto não esteja sinalizado com Frete Grátis, para calculá-lo, use o campo com um símbolo de caminhão que fica ao lado das fotos do produto ou abaixo caso esteja navegando via celular, basta clicar, inserir o seu frete e tudo certo, o sistema calcula sozinho.

Para o frete também existe a modalidade de combinar com o vendedor, caso seja essa a opção disponível, você deve informar seu CEP a ele no campo de perguntas para que ele te informe o valor e você acrescente no campo específico de frete quando já estiver na etapa de pagamento.

6 – Segurança

No Mercado Livre são aceitas as formas de pagamento: boleto, cartão de crédito, saldo em conta e vale presente.

Todas essas formas de pagamentos são seguras, desde que você se atente a detalhes.

Caso tenha seu cartão de crédito cadastrado no site, não compartilhe sua senha da conta com outras pessoas, assim evita problemas com seus dados.

Caso compre via boleto bancário, antes de efetuar o pagamento, verifique os dados de emissão do documento, nele deve constar exatamente os dados da empresa: cnpj, razão social, banco, etc.

Verifique também se o valor está correto e seus dados. Com a opção de saldo em conta e vale presente, é mais tranquilo, pois a transação acontece em segundos dentro da própria plataforma.

Ao pagar com o Mercado Pago, a própria plataforma protege o seu dinheiro até que você receba o produto e veja que está tudo certo.

Se até lá você constatar algum problema e quiser devolver o produto ou desistir da compra, o Mercado Pago não entrega o dinheiro ao vendedor e envia novamente para você.

Cuidado: não faça transferências diretas aos vendedores e se atente a e-mails recebidos com endereços falsos “Mercado Livre” ou “Mercado Pago” para não cair em golpes.

Troca ou Devolução

Essa talvez seja a parte mais difícil de todas, pois a gente fica tão na expectativa de receber o produto, mas pode acontecer com qualquer um receber um produto danificado, uma roupa que não sirva, um produto de cor diferente do que imaginava e etc.

Mas caso você não saiba, toda compra ou contratação de serviço realizada fora do estabelecimento comercial, não importa o meio utilizado – internet, telefone, catálogo, etc – oferece ao consumidor o prazo de arrependimento de 7 dias.

No Mercado Livre existe o Compra Garantida, que prevê a troca de produtos pagos através do Mercado Pago que não apresentem boas condições, para quem receber um produto diferente do anunciado ou não receber ou receber produtos com algum defeito.

Basta acessar a página de compras do produto, abrir a reclamação e pedir a troca ou devolução, vai de acordo com o que você deseja.

Avalie sua compra

Acho que o Mercado Livre foi um dos sites pioneiros em sistema de avaliação. Hoje em dia muitos sites permitem com que você avalie a compra, o que eu acho excelente, já que ver opinião de outros compradores dá mais segurança na hora da compra, especialmente para os navegantes de primeira viagem.

Então, ajude as outras pessoas você também, caso tenha dado tudo certo com a compra (ou não), vá na página de compras e deixe uma avaliação contando a sua experiência, seja justo e conte tudo, é assim que você contribui para aquele termômetro de reputação que contei lá em cima.

Criamos uma espécie de infográfico detalhando a página de anúncio com todas as informações que falei no post e que você mais precisa ficar atento:

Como comprar online: Mercado Livre

E aí, vale à pena comprar no Mercado Livre? Acho que agora você pode me responder 🙂 Seguindo as dicas e se atentando nos detalhes da negociação, você só tem a ganhar. Boas compras!

E ah, deixa dica nos comentários e sugestão de sites que você ainda tem dúvida se são confiáveis. Vamos testar vários!

Escrito Por

Como boa mineira que sou, gosto de uma prosa, de doce de leite, queijo, pão de queijo e de falar várias palavras no diminutivo. Mas vivendo em São Paulo, também aderi ao "meu", à pressa da cidade grande, às idas infinitas aos shoppings e à pizza de sexta-feira à noite.

11 Comments

  1. Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigado 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *