Receita de bolo de cenoura fácil, fofo e fantástico

Se prepare para o cheirinho de bolo de cenoura por toda a casa

Bolo de cenoura é aquele tipo de bolo que você come na casa da mãe, da vó, da sogra, das tias, acha uma delícia, mas tem mil dúvidas sobre como fazer um igual. Eu sou um exemplo claro disso, pois apesar de gostar muito de preparar bolos, nunca tinha me arriscado a fazer um com o famoso ingrediente do coelhinho. O que faz esse teste mais legal ainda, se você também é um(a) marinheiro de primeira viagem na arte do bolo de cenoura.

Já começando com uma boa notícia, é um dos bolos com menos ingredientes que vi nos últimos tempos – assim como o bolo de banana caramelizada, que também me arrisquei a fazer -, além de ser simples e até divertido de preparar. Confira o passo a passo!

Receita de Bolo de Cenoura

Ingredientes

3 cenouras médias raladas (250g)
4 ovos
1/2 xícara de óleo (100ml)
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo

  • Depois de separar e medir todos os ingredientes, acrescente os 4 ovos, a 1/2 xícara de óleo (100ml) e os 250g de cenoura (ou 3 cenouras médias raladas) no liquidificador. Bata bem, por aproximadamente 3 minutos, até que a cenoura vire uma ‘massa’ bem homogênea.
  • Após isso, acrescente as 2 xícaras de açúcar e bata por 1 minuto, adicione as 2 xícaras de farinha de trigo e bata novamente por 2 minutos ou até que tudo se misture completamente.
  • Acrescente o fermento no próprio copo do liquidificador e misture ajuda com uma colher. Nessa etapa, não é necessário bater.
  • Para assar seu bolo de cenoura, utilize preferencialmente uma forma redonda com no mínimo 10cm de altura, untada com manteiga e enfarinhada com trigo, pra ficar mais fácil desenformá-lo depois. Preaqueça o forno por 10min a 180°C e asse por aproximadamente 40 minutos.

Dicas para o resultado perfeito do Bolo de Cenoura de Liquidificador:

  • A quantidade de cenouras influencia no quanto o seu bolo fica fofinho e não embatuma. Para essa receita, o ideal é usar 250g, mas caso não consiga medir, opte por 3 cenouras de médias para pequenas, assim garante um resultado melhor;
  • Meça todos os ingredientes buscando uma precisão, o maior segredo em fazer um bolo de cenoura perfeito – já diziam os sábios do bolo de cenoura -, é justamente acertar nas quantidades. Mas calma, não se desespere, é mais fácil do que parece.
  • Por último, faça se divertindo 🙂

Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate

Apesar de eu ter decidido que o meu bolo de cenoura seria simples, só com o gostinho do ingrediente principal mesmo, nada impede que você prepare uma calda deliciosa pra cobrí-lo.

Aliás, essa é uma das grandes vantagens desse bolo, que fica delicioso sem cobertura, mas que também fica fantástico coberto – aí depende mais do seu gosto mesmo.

Encontrei uma receita super legal de cobertura, pra te ajudar se você quer muito fazer o seu primeiro bolo de bolo de cenoura com cobertura de chocolate:

Custo da receita: aproximadamente R$8,00
Tempo de preparo: aproximadamente 1 hora
Rendimento: 10 pedaços

Que tal um bolo de cenoura pro café da tarde de hoje?