Black Friday 2018: data, dicas e promoções

Tudo sobre a tão aguardada sexta-feira!

Black Friday 2018

Black Friday (no português, ‘sexta-feira negra’), é um importante evento do comércio, que traz grandes promoções e descontos durante todo o dia. Inicialmente, começou nos Estados Unidos, mas se popularizou e já é praticado em diversos países do globo.

Nos EUA, ela acontece um dia depois do Dia de Ação de Graças. No Brasil, a data para se ter em mente, é a última sexta do mês de novembro. Confira a data da Black Friday 2018 e anos seguintes:

Ano Black Friday
2018 23 de novembro
2019 29 de novembro
2020 27 de novembro

Além da Black Friday em si, responsável por uma grande movimentação do comércio, existe ainda a Cyber Monday – segunda-feira cibernética -, que é toda uma segunda-feira dedicada às compras pela Internet. No Brasil, o que grande parte dos lojistas fazem, é uma espécie de queima, ofertando tudo o que “restou” da sexta-feira.

Black Friday 2018

Existiu um movimento em meados de 2017, liderado pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), para alterar a data da Black Friday 2018 para o mês de setembro. A discussão surgiu com objetivo de diminuir a grande diferença de movimentação do comércio em novembro comparado a dezembro (Natal/Ano Novo), já que há uma espécie de antecipação de compras e as vendas acabam ‘caindo’ muito.

Ao que tudo indica, até o momento, a nova data não ganhou relevância entre lojistas e consumidores.

A título de curiosidade, existem outros eventos famosos por grandes descontos, como o famoso 11/11 do Alibaba, na China, que vende mais que a Black Friday americana.

Dados Black Friday 2017

Em 2017, a Black Friday apresentou crescimento de 16% em relação ao ano de 2016. De acordo com informações da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as lojas virtuais nacionais movimentaram R$2,48 bilhões.

As categorias que mais receberam pedidos foram: Eletrodomésticos, Moda e Acessórios, Telefonia, Perfumaria e Cosméticos e Casa e Decoração.

E as categorias com maior faturamento: Eletrodomésticos, Telefonia/Celulares, Eletrônicos, Informática e Casa e Decoração.

O item campeão de busca pela internet foi Iphone, seguido de Geladeiras, TVs e Notebooks.

Para ficar de olho na Black Friday 2018

Quais são seus sonhos de consumo para a Black Friday 2018? Veja as categorias mais populares no evento mais chamativo do comércio nos dias atuais:

  • Celulares
  • Tvs
  • Eletrodomésticos e eletroportáteis
  • Notebooks
  • Móveis​

Para aproveitar os melhores descontos, vale ficar de olho nas lojas online assim que der meia noite no relógio. Uma prática comum entre os varejistas brasileiros é colocar estoque limitado de alguns itens, com preços bastante atrativos.

Cuidados Black Friday 2018

Muita atenção quanto aos valores. Comece pesquisando com meses de antecedência os produtos que você tem interesse, salve em um arquivo o link e os preços médios pelos quais eles são encontrados, assim não corre o risco de ser pego na famosa “black fraude”. Isso de anotar os preços também se aplica a lojas físicas!

Muito cuidado com sites falsos com identidade visual muito próxima a grandes varejistas do comércio eletrônico. Alguns fraudadores costumam criar sites idênticos ao de grandes redes, como Americanas.com e Submarino, por exemplo. Tenha a certeza de estar navegando em um site confiável.

Ofertas mirabolantes, apesar de muito atrativas, também podem representar riscos. Infelizmente, no Brasil a Black Friday ainda não oferece tantos produtos com descontos incríveis, como acontece nos Estados Unidos. Então, antes de se encantar por aquele produto com preço “imperdível”, averigue onde está a oferta e se é de fato uma loja séria.

Use todas as dicas sobre como comprar pela internet, para garantir tranquilidade nas suas transações.

Promoções Black Friday 2018

Conforme forem surgindo ofertas da Black Friday 2018, vamos atualizando a postagem com dicas de produtos e lojas.

E aí, está esperando a Black Friday 2018 para comprar algo?